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O que é um Algoritmo?

Algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e lógicas que tem por finalidade executar alguma tarefa. Tem como princípio de funcionamento a entrada (INPUT) e a saída (OUTPUT) de algo, sejam dados, peças, ingredientes, tarefas ou qualquer outro item abstrato ou concreto.

Suas características fundamentais são:

* Possuir um número finito de passos, delimitados por um Início e um Fim;

* Cada passo deve ser bem definido, evitando duplas interpretações (ambiguidades);

* Os passos devem ser o mais simples possível para que a tarefa seja executada.  


Na realidade, quando se pensa em algoritmo, já vem em mente seu uso na Informática, no entanto, sua aplicação é bem mais simples do que parece e está muito presente na vida das pessoas, fora da Informática.

A própria rotina diária de um trabalhador é um algoritmo, veja (obviamente com algumas adaptações conforme a individualidade):

1 Início

2    Acordar

3    Levantar da cama

4    Escovar os dentes

5    Fazer necessidades fisiológicas

6    Tirar o pijama

7    Tomar banho

8    Vestir uma roupa de trabalho

9    Tomar o café matinal

10   Escovar os dentes

11   Ir de casa para o trabalho

12   Executar as tarefas do trabalho

13   Almoçar

14   Escovar os dentes

15   Voltar ao trabalho

16   Continuar as tarefas do trabalho

17   Voltar do trabalho para casa

18   Tirar a roupa de trabalho

19   Tomar banho

20   Vestir uma roupa

21   Jantar

22   Escovar os dentes

23   Descansar

24   Tirar a roupa

25   Vestir o pijama

26   Deitar na cama

27   Dormir

28 Fim

 

Perceba que não é lógico “13 Almoçar” antes de “3 Levantar da cama”. Ou ainda, “9 Tomar o café matinal” não é o passo seguinte ao “16 Continuar as tarefas do trabalho”.

Esta sequência de pequenas tarefas, organizadas conforme certas regras e obedecendo o fluxo temporal, constituem uma rotina diária e uma não pode ser executada antes da outra.  

Ou ainda, no exemplo de uma receita de Bolo de Laranja, que possui um passo a passo bem definido, não é lógico e se torna impossível “12 Untar e enfarinhar a forma” depois de “13 Despejar a mistura do bolo na forma”!

Acompanhe o algoritmo:

1 Início

2    Providenciar 1 copo medidor, 1 colher grande, 1 tigela pequena, 1 forma, 1 panela pequena, 1 batedeira, 1 fogão a gás, 1 forno, 4 ovos, 2 xícaras de açúcar, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de suco de laranja e 1 envelope de fermento em pó para bolo

3    Separar as claras das gemas (claras na batedeira e gemas na tigela pequena)

4    Colocar o açúcar na batedeira junto com as claras

5    Bater as claras em neve na batedeira

6    Adicionar as 4 gemas e mexer com a colher

7    Colocar a farinha de trigo e mexer com a colher

8    Ligar o forno a 180º C

9    Aquecer o suco de laranja em uma panela pequena no fogão a gás até a fervura

10   Colocar o suco de laranja aquecido na mistura e mexer com a colher

11   Colocar o fermento em pó e mexer com a colher

12   Untar e enfarinhar a forma

13   Despejar a mistura do bolo na forma

14   Colocar a forma no forno pré-aquecido

15   Manter o forno ligado por 40 minutos

16   Desligar o forno

17   Desenformar o bolo

18   Lavar a louça

19   Secar a louça

20   Guardar a louça e a batedeira

21   Saborear o bolo

22 Fim

 

Ficou com vontade de comer Bolo de Laranja?

Execute cada linha deste algoritmo e saboreie esta delícia!

 

Embora, fazer um bolo seja algo relativamente simples, dividir o processo (algo complexo) em partes menores (algo trivial) ajuda a entender a construção e o funcionamento de um algoritmo.

Por sua vez, linhas incorretas, de duplo sentido ou que não se relacionam entre si, uma simples vírgula fora do lugar ou um operador matemático usado por engano nas linhas do código, levam todo o algoritmo ao erro.

Para exemplificar o exposto, veja a sequência de passos que tem por objetivo calcular a média aritmética de três notas de provas.

Acompanhe o algoritmo:

1 Início

2    Informe a Nota a

3    Informe a Nota b

4    Informe a Nota c

5    Média aritmética = (Nota a + Nota b + Nota c) / 3

6    Média aritmética = resultado do cálculo

7 Fim

O cálculo correto para estas três notas de exemplo será:

Nota a = 70

Nota b = 65

Nota c = 90

Média aritmética = (70 + 65 + 90) / 3

Média aritmética = (225) / 3

Média aritmética = 75

 

Note que se na linha 5 forem omitidos os parênteses, o resultado do algoritmo será incorreto, pois a Nota a será somada com a Nota b e por fim, esse resultado será somado com a divisão da Nota c por 3.

Veja a linha 5 sem os parênteses e, como consequência, o resultado incorreto.

5    Calcule a média aritmética = Nota a + Nota b + Nota c / 3

Média aritmética = 70 + 65 + 90/3

Média aritmética = 135 + 90/3

Média aritmética = 135 + 30

Média aritmética = 165

 

Neste caso, é visivelmente incoerente, mas há casos aparentemente imperceptíveis, o que demanda tempo e conhecimento para analisar o algoritmo do início ao fim para detectar a inconsistência. Habilidade muito bem remunerada para o analista de sistemas, que desenvolve, faz a manutenção, identifica problemas, sugere melhorias e implementa soluções em sistemas de softwares.


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Introdução à Robótica e Automação

Uma abordagem prática com o Arduino

Cada vez mais a Robótica, a Automação e a Inteligência Artificial estão presentes na vida das pessoas. Não há como negar os avanços que ainda estão por vir, porém por mais incrível que pareça, muitas das tecnologias utilizadas neste momento, surgiram de projetos básicos, de necessidades cotidianas, como por exemplo, um simples despertador.

Neste sentido, o Arduino, que é uma plataforma de hardware livre, permite reproduzir ou criar sistemas autônomos, para serem aplicados nas mais diversas finalidades, tais como (mas não somente):

Robótica: O Arduino pode ser usado como o cérebro de pequenos robôs, processando informações oriundas de sensores e executando comandos para ligar e desligar motores e executar movimentos, soar alarmes, ligar indicadores luminosos e diversas aplicações.

Automação residencial: O Arduino pode ser utilizado para ligar e desligar luzes e alguns aparelhos eletrodomésticos, controlar sensores de presença, de luz, de gás, de temperatura entre outros.

Educação: O Arduino pode ser utilizado para ensinar conceitos de Matemática, Física, Química entre outras disciplinas.

Monitoramento ambiental: O Arduino pode ser usado para desenvolver dispositivos de monitoramento em ambiente natural ou em estufas, tais como, umidade do solo e ambiente, variação de temperatura e elevação de níveis de rios, prevenindo os danos causados pelas enchentes.

E é diante dessas e inúmeras outras possibilidades que o Arduino está à disposição e conhecê-lo é o primeiro passo para a reprodução ou a criação de projetos de Robótica e Automação.

Por isso, o foco do livro que está logo abaixo, faz uma abordagem introdutória e modesta desta área da tecnologia que vem ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas, seja desde a construção de projetos básicos, como a reprodução ou criação de projetos mais ousados, semelhantes aos já existentes em equipamentos de ponta.

Vale destacar, que como se torna inviável reunir as centenas de aplicações do Arduino em um único livro, nele são apresentados alguns projetos como exemplo introdutório, e assim, que esta semente lançada desenvolva suas habilidades básicas para, então, você buscar níveis mais avançados.

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