LIVROS DO AUTOR

Para ver mais sobre os livros clique nas imagens

OBRAS DO AUTOR RUBIE JOSÉ GIORDANI

LIVROS IMPRESSOS E E-BOOKS DO AUTOR



Rubie José Giordani


Criação racional de abelhas nativas sem ferrão: Meliponicultura



A Meliponicultura, criação racional de abelhas nativas sem ferrão, seja para fins comerciais ou como hobby, garante a preservação de parte das espécies de abelhas nativas, imensamente responsáveis pela polinização e consequente aumento da produção de alimento para o ser humano. 
Neste sentido, o livro apresenta a importância das abelhas nativas sem ferrão na natureza e as vantagens da Meliponicultura. Apresenta a anatomia das abelhas, sua divisão em castas, ciclo de vida e nidificação. Cita a legislação referente à Meliponicultura e indica as maneiras ecologicamente corretas de obtenção de colônias para iniciar a criação das abelhas em caixas racionais. 
A obra também mostra a produção das incansáveis abelhas e evidencia as propriedades nutricionais e terapêuticas do mel nativo. Por fim, dá dicas de como construir e manejar um meliponário, bem como os cuidados necessários para obter sucesso no início da atividade.

Para comprar o livro digital acesse:


Gestão das Finanças Pessoais


A educação financeira engloba entre seus temas o planejamento das finanças pessoais. Qualquer pessoa pode planejar e controlar suas finanças. 
Isso permite melhorar sua qualidade de vida. Baseado nessa necessidade o autor apresenta o tema de maneira acessível a qualquer pessoa, permitindo que ela administre suas finanças pessoais.
A expectativa é que você acredite que é possível manter o controle dos gastos financeiros, planejar metas para o futuro, cortar gastos supérfluos, mudar de atitude e obter o sucesso financeiro.
O livro Gestão das Finanças Pessoais – Planejamento, Controle e Recuperação do Orçamento apresenta um conteúdo dinâmico com itens importantes e que devem ser conhecidos por todos aqueles que desejam compreender e administrar melhor as atividades ligadas às questões financeiras. 
Entre os tópicos abordados estão a aquisição de bens, produtos e serviços, a revenda de mercadorias, negócio próprio, a geração de renda extra, o orçamento pessoal e familiar, como planejar o orçamento, o controle das finanças em planilha eletrônica, o estabelecimento de objetivos para o futuro, as utopias financeiras, a matemática financeira, os juros simples e compostos, as compras à vista ou a prazo, os empréstimos e os financiamentos, a relação entre gastos essenciais e gastos supérfluos, dicas de economia, a importância do consumo consciente, a utilização do cartão de crédito, a caderneta de poupança, dicas para sair do endividamento, entre outros.


Excel nas aulas de Matemática 

O uso de tecnologias no ensino já é uma realidade nas escolas.

No ensino da Matemática, uma ferramenta muito útil que pode ser utilizada é o Excel, um programa de planilha eletrônica de cálculos integrante do pacote Office da Microsoft, também compatível com o editor de planilhas Calc, do pacote LibreOffice.

Em vários conteúdos da disciplina, é possível promover aulas contextualizadas em que o próprio aluno desenvolve a sua planilha, transformando as fórmulas convencionais da Matemática na linguagem do Excel.

O software possibilita inúmeras formas de uso e em diferentes níveis de aprendizagem, podendo ser usado em computadores e em smartphones.

Esta é a proposta do autor: usar o Excel nas aulas de Matemática, e para isso são apresentados exemplos de planilhas que podem ser criadas para o estudo de conteúdos ministrados nas aulas e também para que os professores da disciplina utilizem as planilhas para fazer gabaritos, correções de exercícios e simulações de atividades.

O livro reúne o passo a passo para a construção de planilhas referentes a vários conteúdos de Matemática do Ensino Básico, como funções, trigonometria, progressões, matrizes, sistemas lineares, análise combinatória, geometria, estatística, matemática financeira, números complexos, decimais para romanos e cálculo com datas. 


O jardim da Física


Neste romance você poderá conhecer a história de Thomas, que ao ser contratado como jardineiro na casa de uma professora de Física apresentou uma enorme vontade de aprender.
Cindy, uma professora de Física, logo percebe o interesse do jardineiro pela Ciência.
Logo na primeira aula os dois sentem um pelo outro algo especial, mas que vai sendo disfarçado durante a assimilação dos conhecimentos.
À medida que Thomas aprende os conceitos da Física se apaixona pelas duas e em determinado momento decide abrir o jogo e demonstrar sua paixão por Cindy e o caso com ela acontece...
Este livro paradidático é ideal para ser usado nas aulas de Física a fim de contextualizar os conteúdos.



Do Projeto ao Relatório de Pesquisa

Fazer pesquisa é muito mais do que digitar palavras-chaves nos buscadores ou ler alguns livros. Exige imaginação, ideias, criatividade, transpiração e, principalmente, planeja-mento por meio de um projeto de pesquisa.
São baseadas no projeto que as pesquisas precisam ser realizadas com o objetivo de resolver um problema e obter considerações finais a respeito do tema pesquisado.
Em seguida, as descobertas e o acúmulo dos conhecimentos adquiridos precisam ser compartilhados com os demais e para tanto, o relatório da pesquisa precisa ser escrito.
Por isso, neste livro você verá um pequeno histórico da evolução do conhecimento, suas formas e contribuições para o avanço científico. 
Na sequência, verá os passos para escrever um projeto, as técnicas de pesquisa e os passos para escrever o relatório da pesquisa realizada, bem como uma sugestão de modelo de projeto e uma sugestão de modelo de relatório, baseados em normas da ABNT.


Divino Sentimento: Poesias


Frequentemente nossos sentimentos precisam ser disfarçados, convencionados e até mesmo, por vezes, reprimidos, para sermos politicamente corretos.
Se existe algo que é somente nosso, isso é o sentimento. É ele que nos move, nos permite e nos guia. Sem ele não somos nós. Sem ele não existe verdade e amor.
Eu sou um mero professor de Matemática da Rede Pública Estadual. A razão deveria prevalecer. Embora eu seja escritor desde 2010, nunca antes havia escrito algo que exigisse de mim a emoção.
E foi na segunda metade de julho de 2017 que um divino sentimento me provocou a escrever algumas poesias.
Este é mais um dos milhões de livros, que assim como eu, outros escritores dedicaram parte de sua vida para expressar seus sentimentos através das palavras.
Que tal você dedicar parte do seu tempo para ler este livro e utilizar também seu divino sentimento para viajar pelo mundo da poesia?


Matemática Financeira com a Calculadora Financeira HP 12C


Este livro tem por objetivo mostrar a importância de conhecer a parte da Matemática que trata da porcentagem, variação percentual, lucros, juros simples, juros compostos e sistemas de amortizações (SAC e PRICE) através do uso da Calculadora Financeira HP 12C.
Conhecer esta parte da Matemática é de extrema importância para que as decisões certas sejam tomadas nas negociações financeiras do dia a dia.
Este livro se baseia no uso efetivo da Calculadora Financeira HP 12C, sendo que primeiro são apresentados os passos detalhados de cada cálculo no papel para então apresentar o passo a passo do cálculo na calculadora.
O conteúdo é apresentado de maneira clara, simples e acessível a qualquer pessoa. Ilustra o conteúdo com exemplos práticos e destaca exercícios de fixação que melhoram o entendimento dos conceitos apresentados.


Matemática Financeira com a Calculadora Científica


Este livro tem por objetivo mostrar a importância de conhecer a parte da Matemática que trata da porcentagem, variação percentual, lucros, juros simples, juros compostos e sistemas de amortizações (SAC e PRICE).
Conhecer esta parte da Matemática é de extrema importância para que se possa tomar as decisões certas nas negociações financeiras do dia a dia.
É inédito em sua estrutura por que se baseia no uso efetivo da Calculadora Científica com o passo a passo de cada questão, no papel e na Calculadora Científica, pois não são todos que possuem uma Calculadora Financeira.
Apresenta o conteúdo de maneira clara, simples e acessível a qualquer pessoa. Ilustra o conteúdo com exemplos práticos e destaca exercícios de fixação que melhoram o entendimento dos conceitos apresentados.


Calculadora Científica no Ensino Médio e Superior


Por que é preciso saber usar a calculadora científica?
Porque ela oferece a possibilidade de realizar cálculos relacionados aos conteúdos de Matemática do Ensino Médio e Superior de forma mais eficiente e precisa.
Este livro mostra primeiro como os cálculos são feitos no papel e em seguida, apresenta a sequência de teclas a serem digitadas na calculadora.
Este manual foi elaborado justamente para você, que tem uma calculadora científica, mas sabe usar poucas das funções existentes.
A partir do estudo desse material, você aprenderá a usar a calculadora para a Matemática, assim como, aprenderá partes da Matemática por usar a calculadora.
Cada cálculo apresentado é um mero exemplo baseado em conteúdos de livros didáticos de Matemática do Ensino Médio ou do Ensino Superior.


A Importância da Matemática na Física


A fim de discorrer sobre a importância da Matemática na Física, o livro inicia um resgate histórico da Matemática, evidenciando sua evolução sofrida ao longo dos tempos para atender as necessidades cotidianas, bem como apresenta a Matemática como uma ferramenta para entender as outras Ciências de forma contextualizada e interdisciplinar.
Neste sentido, busca-se alcançar os seguintes objetivos: validar a importância da Matemática para o ensino da Física através de exemplos de sua aplicação de modo que seja percebida a necessidade de um conhecimento básico de Matemática para o estudo da Física; apontar, através do resultado da aplicação de um questionário, os problemas matemáticos que dificultam o ensino-aprendizado da Física, pois a falta de conhecimento matemático por parte do aluno torna a Física uma disciplina mais difícil de ser compreendida; e apresentar os reflexos da importância da Matemática, através de alguns “erros” cometidos pelos alunos, no ensino e no estudo da Física, pois esses equívocos matemáticos dificultam a resolução de problemas de Física.
Para finalizar, foram transcritos três depoimentos de professores de Física que comentam sobre os problemas enfrentados no ensino da Física e a relação entre a Física e a Matemática, bem como certas mudanças necessárias no comportamento dos alunos e algumas sugestões.



Microsoft Word: Qualidade na criação e edição de textos


O Word é um processador de textos desenvolvido pela Microsoft. Foi criado em 1983 por Richard Brodie para computadores IBM PC com o sistema operacional DOS.
Mais tarde, em 1984, foram sendo desenvolvidas versões para o Apple Macintosh. Em 1989, sugiram as versões para a SCO UNIX e Microsoft Windows.
Neste livro, você verá um pequeno histórico das versões do Word, aprenderá a criar um sumário, uma lista de figuras, uma mala direta, inserir numeração de páginas a partir de determinada página e muitos outros recursos importantes do editor de textos e aprenderá também a inserir ferramentas que não estão disponíveis na barra de ferramentas.
Espera-se que ao final deste estudo você possa aproveitar melhor as ferramentas do Word e criar e editar seus textos com mais qualidade.
Para obter um aprendizado de sucesso com bom aproveitamento, sugere-se que você vá reproduzindo os ensinamentos constantes neste livro no seu editor de textos Word.


Microsoft Excel: Principais Ferramentas


O Microsoft Excel é uma poderosa ferramenta de cálculo que permite automatizar planilhas a fim de agilizar os trabalhos escolares, pessoais e profissionais.
Neste livro, você verá as principais ferramentas e recursos do Excel e desenvolverá habilidades para criar e formatar planilhas de modo mais profissional.
Para facilitar o entendimento do uso das ferramentas, você as prenderá enquanto cria uma planilha de controle de finanças pessoais para, ao final, controlar seu dinheiro e garantir a realização de seus sonhos.


Carneiro Hidráulico: uma alternativa sustentável


A sustentabilidade ambiental se refere à manutenção consciente de um ecossistema. Ou seja, é a capacidade de o ambiente natural se manter e se recompor apesar da extração de recursos e interferência de outros seres.
Neste sentido, o livro apresenta o carneiro hidráulico como uma alternativa sustentável para bombear água sem gastar energia elétrica. É ecologicamente correto e de fácil montagem. 
É indicado para pequenas propriedades, sítios e agricultores que precisam bombear água e não querem gastar eletricidade ou não a possui.
O livro mostra as peças necessárias, o passo a passo da montagem e da instalação.
É um resgate histórico. Não se trata de reinventar a roda, mas fazê-la rodar!
Também pode ser utilizado como demonstração em feiras de ciências.



Os treze contos


Einstein disse: "A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro." E é justamente neste ponto que o livro foca, na imaginação.



5 comentários:

  1. Parabéns, Rubie!

    Muito legal saber que tens um conjunto de obras já tão vasto.

    Grande abraço e sucesso nos futuros lançamentos!

    😊

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Daubi, o próximo lançamento será sobre abelhas sem ferrão (meliponicultura).

    Grande abraço amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Rubie! 🤗👏👏👏

      Excluir
    2. Muito obrigado. O sucesso em nossas atividades depende muito de nossa dedicação. Abraço.

      Excluir
  3. Minha intenção era publicar meu livro sobre Meliponicultura em 2020, mas devido à pandemia só foi possível neste mês.
    Este é o link do livro

    https://clubedeautores.com.br/livro/criacao-racional-de-abelhas-nativas-sem-ferrao

    ResponderExcluir