MEGA-SENA : QUAL É O VOLUME OCUPADO POR QUANTIAS EM DINHEIRO NA ORDEM DE BILHÕES?

Rubie José Giordani
Professor de Matemática
Especialista em Matemática
Técnico em Informática

Volume ocupado por bilhões de reais

Sabe, faz tempo que nas aulas de geometria, em meio aos cálculos de áreas e volumes, apresento aos meus alunos qual é o volume que pequenas quantias em dinheiro representa, ou seja, qual é o tamanho do recipiente necessário para armazenar determinada quantia em dinheiro. Coisas de matemático!

Porém, nunca havia calculado o volume ocupado pelo valor do prêmio acumulado da Mega-Sena, por exemplo, que é possível transportar na carroceria de uma picape. Só em termos matemáticos, pois se fosse possível receber o prêmio em notas de R$ 100,00 e sair de férias permanentes, com a carroceria da picape cheinha de dinheiro ao invés de bagagem, não faço ideia de quantas quadras seria possível percorrer se alguém, em qualquer cidade, soubesse que você é o ganhador do prêmio milionário da Mega-Sena e estivesse circulando pelas ruas dessa forma.

Brincadeiras à parte, ultimamente, vi ou li muitas reportagens na televisão, Internet, revista ou jornal, referentes a quantias em dinheiro na ordem de bilhões!

Não sei se você faz ideia de quanto representa em volume quantias em dinheiro na ordem de bilhões. Nem eu fazia, antes de calcular. Por isso, decidi fazer o cálculo com meus alunos e compartilhar com você, que está dedicando parte de seu tempo, para ler este pequeno artigo.

Tomemos como exemplo, o valor de R$ 50 bilhões. (R$ 50.000.000.000,00).

Para facilitar o entendimento do que isso significa em volume, vamos supor que esse dinheiro, em notas de R$ 100,00, estivesse disponível para ser acondicionado em baús de caminhões. Quantos caminhões você acha que seriam necessários para transportar os R$ 50 bilhões?

Veja só: o baú de um caminhão semelhante ao da imagem, possui as seguintes medidas internas: 11,5 m de comprimento, 2,5 m de largura e 2,95 m de altura.

Neste caso, o volume interno do baú do caminhão é:
V = 11,5 x 2,5 x 2,95 = 84,8125 m³

Fonte: O autor

As notas de R$ 100,00 possui as seguintes medidas: 15,6 cm de comprimento, 7 cm de largura e 0,1 mm de altura (espessura).

Fonte: O autor

Como as dimensões do baú do caminhão estão em metros, antes de fazer os cálculos é necessário converter as medidas da nota de R$ 100,00 também para metros.

Comprimento: 15,6 cm / 100 = 0,156 m; largura: 7 cm / 100 = 0,07 m e altura (espessura): 0,1 mm / 10 = 0,01 cm / 100 = 0,0001 m.

Neste caso, o volume de cada nota de R$ 100,00 é:

V = 0,156 x 0,07 x 0,0001 = 0,000001092 m³

Realmente, o volume de uma nota é muito pequeno.

Para saber quantas notas de R$ 100,00 cabem no baú do caminhão do exemplo, basta dividir o volume do caminhão pelo volume de uma nota de cem reais.

84,8125 / 0,000001092 = 77667124,54 notas (mais de setenta e sete milhões de notas de cem reais)

Usando o número de notas (sem o valor depois da vírgula) e multiplicado por 100, que é o valor de cada nota, temos:

77667124 x 100 = 7766712400

Ou seja, R$ 7.766.712.400,00 (Sete bilhões, setecentos e sessenta e seis milhões, setecentos e doze mil e quatrocentos reais). Fazendo um arredondamento, podemos dizer que no baú de um caminhão com as medidas citadas, é possível transportar quase R$ 8 bilhões em notas de R$ 100,00.

Então, para saber quantos caminhões são necessários para transportar os R$ 50 bilhões do exemplo, basta fazer a seguinte divisão:

R$ 50.000.000.000,00 / R$ 7.766.712.400,00 = 6,4377303

Ou seja, são necessários quase seis caminhões e meio para transportar os R$ 50 bilhões em notas de R$ 100,00!

Agora pense e responda:

O que seria possível fazer com todo esse dinheiro?

Está realmente faltando dinheiro neste país?

Utilizando este mesmo raciocínio, calcule quanto dinheiro caberia dentro da sala de aula em que você estudou ou estuda.

OBS: O texto acima, transcrito na íntegra, foi publicado na Revista do professor de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática.


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2 comentários:

  1. Parabéns pela criação do texto, em contexto de aula e de reflexão. Criatividade no movimento do contexto da didática, das ferramentas da matemática e alguns entes para desenvolver a matemática mais próxima dos alunos e ao mesmo tempo tão longe de milhares. De alguma forma, uma sequência didática e conteúdo interessante. E, a pergunta que não quer calar, o que ficou para explorar. Está faltando dinheiro neste país? Acredito, que para aplicar onde de fato deveria, sim, mas não falta para os que somente pensam em si e nunca no coletivo da população.
    Parabéns mais uma vez.

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  2. Muito obrigado pelo excelente comentário amigo.
    De fato este texto pode servir como um exemplo (dentre muitos) para que os professores de Matemática tornem suas aulas atrativas.

    Quanto à suposta falta de dinheiro a que me refiro no texto, quero deixar claro a montanha de dinheiro que certas pessoas envolvidas em corrupção já desviaram do povo sofrido, que trabalha, que paga altos impostos e vê seu dinheiro desviado.

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