BENEFÍCIOS DA MATEMÁTICA

Por que estudar Matemática?

Não faz muito que ouvi novamente uma frase que me fez pensar.

A frase refere-se ao leque de habilidades que a escola tem por objetivo desenvolver nos alunos, futuros cidadãos, futuros pais, futuras mães, futuros profissionais ... mas, pelo que se percebe é mais fácil permanecer na acomodação.

Esta frase já foi dita por alunos, por pais, por professores e até mesmo por estudiosos na área da educação. Talvez você também a ouviu ou a tenha dito.

“Não importa se o aluno vai mal em Matemática, ... pode ser que ele se dê bem na música, na arte, na poesia, no futebol, ...”

Mas, pense bem: que tal se a frase for dita ao contrário?

“Não importa se o aluno vai mal na música, na arte, na poesia, no futebol, ... pode ser que ele se dê bem na Matemática!”

Da maneira com a frase é dita, fica fácil perceber o desdém em relação à Matemática. Talvez seja por que é uma disciplina um tanto difícil, digo, que exige bastante estudo e dedicação ou talvez seja por que as pessoas realmente não  se dedicam o suficiente para aprender ou preferem viver na acomodação.

Que ótimo seria se pudéssemos escolher somente o que gostamos de fazer em nossa vida, mas na maioria das vezes estamos diante de situações em que não é bem assim.

Reflita por uns minutinhos...

Não gostar de Matemática não garante a aprovação em um concurso público.

Não gostar ou não saber Matemática certamente prejudica a administração de uma cidade, estado ou país.

Não usar corretamente a Matemática nos faz errar no bolo, faz faltar ou sobrar comida ou bebida numa festa.

Não gostar de Matemática não exime as pessoas de controlar suas finanças de forma racional.

Pode até ser que a pessoa que nunca se deu bem na Matemática se dê bem na música, na arte, na poesia ou no futebol. 

Mas, com certeza saber Matemática torna melhor a música, a arte, a poesia, e talvez, até mesmo o futebol, por que no FINAL DAS CONTAS, a Matemática está em toda parte, desde a escala musical, na métrica das poesias e até mesmo no mais belo gol!


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2 comentários:

  1. Interessante contexto e observações. Importante o desenvolvimento das competências de raciocínio em primeiro plano. Todos os conteúdos da matemática para o ciclo inicial, ou educação básico são fundamentais para que o indivíduo possa galgar espaços como adulto. Se vai partir para as áreas/profissões que necessitam da matemática, ok. Agora, o que impede para que de fato as competências e habilidades matemáticas sejam desenvolvidas na educação básica, são as políticas do que todos conhecem matemática e seu ensino, quando sabemos, é uma falácia de muitos que não conhecem, ou conhecem, mas não querem fazer acontecer,..., o que sei, sobra para os professores a fama dos problemas da matemática para quem não quer aprender para se desenvolver, especialmente dos discursos dominantes para render os alunos numa espécie de " coitados dos indivíduos" , "não têm competência para aprender", deixa para os outros que têm pessoas na família que sabem o quanto é importante.

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  2. Muito Obrigado pelo comentário amigo. Muito bom. O que se vê na sociedade é um certo "orgulho" em não saber Matemática. São comentários engraçados até. Isso de fato, mostra o descaso da própria sociedade pelo estudo. Na realidade é mais fácil uma pessoa ficar se gabando que não sabe Matemática do que estudá-la.

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