A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA

*Por Rubie José Giordani. 
Texto escrito em 2008 para o curso de Especialização em Matemática 
para as Faculdades Integradas de Jacarepaguá.


A importância da estatística

Desde a Antiguidade eram feitas contagens (censos) da população, mas a Estatística só começou a se desenvolver como ciência no século passado. Cada vez mais ela vem ganhando importância, não só para a Matemática como para as demais ciências.

Muitas são as informações numéricas apresentadas nos jornais, revistas, televisão e Internet, porém é necessário ter a capacidade de relacionar esses números com os acontecimentos da sociedade, de modo que seja possível o acompanhamento das rápidas transformações do dia-a-dia.

Qualquer pesquisa ou trabalho científico necessita da coleta de dados, obtida através de uma amostra da população envolvida, da análise, por meio de um resumo e interpretação dos dados e a escolha do modelo matemático que melhor explica o comportamento dos dados pesquisados. 
  
Os gráficos são um modelo matemático muito utilizado na sistematização de uma pesquisa, por isso, atualmente os meios de comunicação abusam deles quando desejam fazer comparações, apresentar alguma evolução ou quando desejam que a população visualize as informações coletadas através de uma pesquisa, de forma rápida e viva, como afirma Terezinha Aparecida Guedes:

Gráfico é um recurso visual da Estatística utilizado para representar um fenômeno. Sua utilização em larga escala nos meios de comunicação social, técnica e científica, devem-se tanto à sua capacidade de refletir padrões gerais e particulares do conjunto de dados em observação, como à facilidade de interpretação e a eficiência com que resume informações dos mesmos. (Guedes, 2005, p. 17).

A Estatística vai além do conteúdo estudado no ensino básico, é mais importante do que isso, pois é uma ciência multidisciplinar, que permite uma análise estatística de dados de profissionais de outras áreas, como de um economista, administrador, cientista político, médico, químico, biólogo, geólogo, sociólogo, psicólogo, entre outros.

A aplicabilidade da Estatística vai além de demonstrações de dados em tabelas e gráficos, cálculos de médias e desvio padrão, ela permite que um economista faça previsões de preços de certas mercadorias ou bens e taxas de juros para que seja possível desenvolver estratégias que tornem os lucros maiores em um dado investimento. Permite que o administrador utilize a Estatística para diagnosticar problemas de gerenciamento em diferentes setores de uma empresa e para propor políticas de investimento mais eficientes dentro da própria empresa. Nas lojas ou pequenas fábricas, a Estatística é usada para prever demandas e planejar a produção ou a implantação de certas mercadorias ou ainda, desenvolver técnicas administrativas que melhorem o lucro.

O governo usa dados estatísticos para traçar planos sociais e econômicos ou projetar metas para o futuro. Numa indústria, embora os cálculos estatísticos sejam simples, precisam ser realizados para que a qualidade dos produtos possa ser mantida dentro de um determinado nível, e assim como, na administração de um país, determinar a melhor maneira de administrar a empresa no presente, para ir crescendo enquanto o tempo passa.

Tanto na Medicina como na Química e Biologia, a Estatística auxilia no planejamento de experimentos que são utilizados em análises e ensaios. As informações obtidas através de vários testes são organizadas, sistematizadas e apresentadas de uma maneira que possibilitem a esses profissionais diagnósticos, previsões e conclusões adequadas à situação.

Os geólogos e arqueólogos utilizam técnicas estatísticas que possibilitam fazer comparação entre diferentes objetos encontrados e terem uma explicação ou dedução de como era o local ou podem determinar a que cultura pertenciam antigos artefatos, depois de colocá-los em ordem cronológica.

Através de dados estatísticos o sociólogo e o psicólogo podem fazer estudos referentes ao comportamento de um determinado grupo social e ainda apresentar possíveis soluções para alguns problemas de relacionamento, drogas, bebidas, sexualidade entre outras situações.

Enfim, através do acúmulo de informações, de novas pesquisas e cálculos de previsões, a Estatística vem sendo utilizada para uma melhor utilização de recursos econômicos, no aumento da qualidade e produtividade em certas empresas, na tomada de decisões em questões judiciais e governamentais, melhor aproveitamento de medicamentos e produtos químicos, entre outras.

Embora a Estatística seja uma ciência que estuda e pesquisa com a máxima quantidade de informação possível, não está livre de margens de erros, falsas respostas por parte dos entrevistados e manipulação dos dados. 

Então, mesmo que ela seja uma poderosa ferramenta matemática para a compreensão, análise e previsão de inúmeras situações da vida cotidiana, cabe ao leitor e ao espectador fazer uma análise criteriosa dos dados, para evitar possíveis contradições. Deve também verificar se a fonte das informações em questão é confiável.


Conheça meus livros em:
#estatística #tabelasegráficos #matemática #educação

6 comentários:

  1. Na estatística, deve ter o seguinte:
    Dados geram Informação. Informação gera Conhecimento.
    Conhecimento gera Tomada de Decisão Inteligente.
    Seria ótimo se assim fosse aplicado, ao invés do que vemos por aí, as pessoas sem dados, sem informação, e achando que tem conhecimento, tomando decisões pouco inteligentes para não falar outra coisa.
    Parabéns pelo artigo/texto.
    Saudações

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário amigo, gostei muito destas frases suas: "Dados geram Informação. Informação gera Conhecimento. Conhecimento gera Tomada de Decisão Inteligente." É isso mesmo, vivemos em um mundo imerso de informações, que nem sempre estão gerando conhecimento aos leitores.

    ResponderExcluir
  3. É importante que os agentes da saúde tenham um conhecimento, mesmo que prévio da área, para decidir se eles podem acreditar ou não nos resultados apresentados na literatura médica, pois com isso poderão aplicar os resultados de pesquisa nos pacientes e assim, realizar um melhor procedimento com mais segurança.informacao ea chave de tudo..

    ResponderExcluir
  4. A Estatística é atualmente um recurso essencial para a comunicação de resultados de pesquisas da área médica.É importante que os agentes da saúde tenham um conhecimento, mesmo que prévio da área, para decidir se eles podem acreditar ou não nos resultados apresentados na literatura médica,Estatística é usada para prever demandas e planejar a produção ou a implantação de certas mercadorias ou ainda, desenvolver técnicas administrativas

    ResponderExcluir
  5. Muito pertinente seu comentário. Obrigado.

    ResponderExcluir