MATEMÁTICA, UM LEGADO DA HISTÓRIA DO HOMEM

Matemática, um tesouro para todos

O homem é um ser que evolui intelectualmente de forma constante, e por mais desenvolvida que seja uma geração, seja em termos empíricos ou científicos, normalmente partiu de ideias simples ou da necessidade de resolver um problema prático do cotidiano.

A Matemática, como ferramenta para auxiliar nas tarefas da vida, também veio se constituindo e melhorando a partir das necessidades cotidianas. Por isso, é até difícil determinar com exatidão quando e onde realmente as primeiras tentativas de seu uso ocorreram. Se as Pirâmides do Egito forem observadas sob os olhos de um matemático, e tomadas como referência das primeiras utilizações da Matemática nos primórdios, certamente estará cometendo um engano.

Embora se observe muitas informações matemáticas na construção das Pirâmides, iniciadas há mais de 4.500 anos, muito antes da elaboração de seu projeto, o homem primitivo já vinha utilizando procedimentos matemáticos, por exemplo, para controlar o seu rebanho. Como na época, uma palavra ainda não havia sido criada para promover a correspondência verbal entre as quantidades, houve a necessidade de se fazer uma correspondência material entre as quantidades.

Por isso, o procedimento comparativo se dava através de ranhuras no barro, riscos em ossos ou pedaços de madeira, ou ainda uma correspondência entre uma pedra para cada animal do rebanho, de forma a ser possível a controle das quantidades, pois se caso sobrasse uma pedra no monte, seria uma evidência de que estava faltando um animal.

A utilização das pedras no processo de contagem foi o que deu origem à palavra cálculo, pois do latim, calculus, significa contagem ou ainda, pequena pedra utilizada para fazer contas, que por sua vez, deriva de calx, pedra calcárea, do Grego khalix, seixo, pedra pequena.

Atualmente, o único momento em que esta correspondência material entre pedras e números ocorre pode ser nas séries iniciais, para que as crianças possam construir a noção de quantidades, mas em relação à palavra cálculo, e consequentemente, a ação associada a ele é algo constante e inevitável na vida do ser humano.

Não há como imaginar a vida sem realizar cálculos, sejam eles na simples tarefas de comprar algum alimento no mercado e saber quanto dinheiro deve-se dar e quanto de troco deve-se receber ou em tarefas mais complexas na área das novas tecnologias.

Como disse o filósofo Platão “Os números governam o mundo”. Tenha certeza disso, pois um erro em um cálculo matemático pode fazer uma receita dar errada, um prédio desabar ou um paciente morrer.




Não deixe de comentar. 

Escreva aí em baixo sobre como você usa a Matemática no seu dia a dia. 
Qual é a verdadeira importância da Matemática na sua vida hoje?


Conheça meus livros em:
#históriadamatemática #matemática #legados #pitágoras #cálculos #conhecimento #inteligência #educação

4 comentários:

  1. Ciências de todas as ciências. Matemática, como raciocínio, são três, então desenvolvimento da pessoa. Matemática como aplicação nas diversas tecnologias. Não existe tecnologia sem a matemática como ferramenta e construção do pensamento algorítmico. Não temos a capacidade finita para conhecer a aplicação de toda a matemática, mas sabemos do quão ela é importante. Tem início na escola básica.
    Saudações. Parabéns. Sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, obrigado por seu comentário. Realmente, nos vemos diante de uma vasta aplicabilidade de Matemática, por isso ela deveria ser um pouco mais amada pelas pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ensaio sobre a matemática como importância histórica. Antes, muito antes do homem descobrir a escrita, descobriu a matemática. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelo comentário Renato Mendonça. Verdade, a Matemática foi se estabelecendo na vida do ser humano muito antes do que se imagina. É antiga mesmo!

    ResponderExcluir