GESTÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS


Nossa relação com o dinheiro

A relação que o ser humano tem com o dinheiro é algo muito importante na vida, pois todos os meses há dois acontecimentos financeiros: entrada de dinheiro e pagamento de dívidas. Normalmente há somente uma ou poucas entradas de dinheiro, porém, há diversas saídas através do pagamento das dívidas, que podem ser:

·   Dívidas de compras de bens, produtos ou serviços antecipados;

Ou

·    Dívidas de compras de bens, produtos ou serviços atuais.

É muito importante e necessário controlar estas entradas e saídas de maneira que o saldo fique sempre positivo.


Saldo positivo

Ter saldo positivo significa maior poder de compra, pois com o dinheiro em mão é possível comprar à vista. E compras à vista, normalmente possuem descontos. 

Isso torna as finanças mais coerentes, pois adiantar a aquisição de um bem ou serviço sem ter o saldo positivo, significa menor poder de compra ao longo da vida financeira. O pagamento das dívidas deverá ser cumprido em época futura e para isso, são cobrados acréscimos que atrasam as finanças e comprometem ainda mais os negócios futuros do indivíduo ou da família. 

Estes acréscimos nos valores prejudicam o orçamento tanto a curto, médio ou longo prazo, pois há o pagamento de valores que seriam desnecessários se caso fossem pagos no momento da aquisição da mercadoria ou serviço.


Renda fixa ou variável = saldo positivo

Obviamente, para tentar possuir o saldo sempre positivo é necessário ter um emprego fixo para obtenção de renda. Porém, nada impede que o saldo seja positivo, mesmo para aquelas pessoas que possuem renda variável.

Se a renda for fixa nunca comprometa todo o salário.

Se a renda for variável, planeje seus gastos a partir da média dos rendimentos (faça, por exemplo, a média dos últimos seis rendimentos) e também nunca comprometa toda a média dos rendimentos com a compra de mercadorias ou serviços.

Comprometer todo o rendimento ou toda a média de rendimentos com aquisições de produtos ou serviços durante muitos meses seguidos, certamente fragilizará o orçamento e as dívidas aparecerão de maneira cumulativa, o que comprometerá consideravelmente o sucesso financeiro do indivíduo ou da família.

Estar com saldo positivo, não significa somente ter dinheiro de sobra, significa ter mais tranquilidade, mais disposição e mais qualidade de vida.


Dinheiro trás felicidade?

O dinheiro pode trazer momentos de felicidade. Isso é óbvio, aceito como verdadeiro por todos. Indiscutível. Mas, “Jamais esqueça que sua riqueza não está nas coisas que você possui, mas naquelas que você ‘jamais’ trocaria por dinheiro...”  

A felicidade pode ser atingida através do uso de dinheiro para o deslocamento até um local em que se imagina que seja possível ser feliz. Quem não gosta de viajar? Viajar permite conhecer outros lugares, outras pessoas, provar outras comidas e bebidas... Isso até pode permitir momentos de felicidade.

O dinheiro permite adquirir bens ou serviços que tornam o indivíduo feliz por ter adquirido uma televisão nova, por exemplo, ou ficar feliz por ter trocado de automóvel, ou ficar feliz por ter comprado aquela roupa que tanto desejava ou ainda, ficar feliz por usar um serviço de estética ou massagem... 

Qualquer um pode estar feliz por possuir algum bem, fazer algo ou adquirir um serviço, mas ser feliz é mais do que ter, fazer ou consumir.

Felicidade não se compra.

Felicidade é um sentimento inerente ao ser humano e depende de diversos fatores e estado de espírito.

Logo aquela televisão nova já não agrada mais. O automóvel começa a dar problemas mecânicos e mais gastos. A roupa nova que deixou o indivíduo feliz já não está mais na moda, a viagem dos sonhos acabou, a maquiagem ficou borrada e a rotina volta ao normal.

E a felicidade passa a ser condicionada à aquisição de novos bens.

A aquisição de bens e serviços para estar feliz pode gerar a falta de dinheiro. E falta de dinheiro gera dívidas. E dívida gera intranquilidade, inquietação, ansiedade e depressão. E dessa forma é muito difícil ser feliz.


Relação entre dinheiro e qualidade de vida

A relação que cada indivíduo ou família tem com o dinheiro interfere na vida pessoal, sentimental e profissional desta, pois uma pessoa que possui dívidas e está com dificuldades para cumprir com suas obrigações financeiras fica preocupada, ansiosa, nervosa, deprimida e prejudica o desempenho das funções familiares, sociais e profissionais.

A relação que cada indivíduo deve ter com o dinheiro não pode ser, em hipótese alguma, de  escravidão, mas sim, de facilitação.

O dinheiro facilita a vida, trás conforto físico e espiritual, boa alimentação, bons estudos, boas roupas, boas viagens, acesso às novas tecnologias entre outras aquisições necessárias para melhorar a qualidade de vida que é algo que vai além de simplesmente ter poder de compra.

O dinheiro deve ser visto como uma ferramenta que oportuniza momentos em que a qualidade de vida pode estar melhor.

Entre as inúmeras condições que contribuem para melhorar a qualidade de vida, uma delas é saber gastar o dinheiro com consciência, planejamento e racionamento, sem culpa, sem medo e, principalmente, usando a Matemática como ferramenta indispensável no processo de controle das finanças.

Pois, quando a Matemática não for usada para controlar o orçamento e a qualidade de vida for atingida com pouco dinheiro ou como resultado de empréstimos, acúmulo dívidas, problemas emocionais e dificuldades de relacionamento com amigos e familiares, a felicidade dura muito pouco.


Conheça o livro Gestão das Finanças Pessoais



Conheça meus outros livros em:


#finanças
#finanças pessoais 
#Gestão financeira
Tudo sobre finanças

2 comentários:

  1. Parabéns pelo livro. Show no texto apresentado Relação com o dinheiro. Belo contexto.
    Ainda, além dos cuidados e efeitos que bom sempre sejam positivos. É bom sempre pensar “Quando o cidadão pleno das suas capacidades consome em exagero ou desperdiça objetos industrializados, alimentos industrializados e os alimentos provenientes do agronegócio, estaremos sendo ignorantes e tirando do outro a oportunidade elementar da dignidade humana, somente pelo fato de termos as condições financeiras para atingir o consumo
    exacerbado”.
    Webcast: https://www.youtube.com/watch?v=bTxDXGg8u_s&list=PL84k3ZVahB5Bo9Em-RMKF2DIofiBhotEV&index=10&t=18s.
    Sucesso. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário. Concordo plenamente com você. Parabéns também pelo seu trabalho, te admiro!

      Excluir