AGROTÓXICOS OU CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS?

Agrotóxicos x Controle Biológico

O Brasil é um país com alguns índices bons importantes, seja no futebol, na geração de energia, nas exportações, na produção agrícola, entre outros, mas também um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo.

Ultimamente as dificuldades e morosidade na legalização de agrotóxicos contribuiu para a pesquisa relacionada ao controle biológico de pragas.

Veja só, a demora na legalização dos venenos fez com que fosse investido mais em técnicas ecologicamente corretas!

Eu sei que sem agrotóxicos fica muito difícil produzir alimento nas lavoras nas condições atuais e que se não fosse dessa forma não haveria alimento suficiente. Sem a produção no meio rural não há como o homem se manter no meio urbano. Isso é fato.

Fica difícil eliminar por completo o uso de agrotóxicos, mas pode-se utilizá-lo de forma mais racional e integrado ao controle biológico de pragas.

Alternativas existem. O controle biológico baseia-se na utilização de macro-organismos (insetos), e micro-organismos (fungos) que são reproduzidos de forma controlada e disseminados nas lavoras a fim de combater as pragas e doenças que atacam as culturas.

O controle biológico é uma prática ambientalmente correta, reestrutura o equilíbrio ambiental e seu custo é até menor que a aplicação de agrotóxicos.

Fala-se tanto em alimentação saudável, mas como um ALIMENTO pode ser saudável com  tanto VENENO?


Para entender mais sobre o controle biológico ao invés do uso de agrotóxicos, assista à reportagem do Globo Rural neste link:
Controle biológico Globo Rural


Nenhum comentário:

Postar um comentário