COMO FAZER SABÃO DE ÁLCOOL

Como fazer sabão de álcool em 10 passos


Em 2008, enquanto eu lavava uns pratos engordurados, me fiz uma pergunta: 

Como pode o sabão tirar a gordura se ele próprio é feito com gordura?

Eu sabia que o sabão era feito de gordura porque havia visto meu pai fazer sabão quando eu era pequeno.

Pesquisei um pouco na tímida Internet da época e sanei minha dúvida. Mas, não parei por aí.

Em maio de 2008 decidi testar algumas fórmulas de sabão nas minhas aulas de Matemática no laboratório da escola em que trabalho. 

Ainda hoje, ano 2020, faço sabão para usar em minha casa usando uma das fórmulas testadas.

Ingredientes para fazer sabão de álcool

A fórmula que ainda uso é esta:

4 Kg sebo bovino cozido;
2 litros de óleo de soja usado, sem resíduos;
1 Kg de Soda Cáustica em escamas 96/98% (Hidróxido de Sódio NaOH);
4 litros de água;
4 litros de Álcool Etílico Hidratado (92,8º INPM).


Passo a passo para fazer sabão de álcool:

1. Derreta os 4 kg de sebo cozido em um recipiente de metal;

2. Despeje o sebo derretido em um balde de plástico;

3. Despeje o óleo de soja usado, misturando ao sebo derretido já no balde; 

4. Despeje os 4 litros de álcool ao balde e mexa um pouco;

5. Despeje 3 litros de água ao balde e mexa um pouco;



6. Em outro recipiente de plástico, dissolva a Soda Cáustica em 1 litro de água;


7. Com MUITO CUIDADO, despeje a Soda Cáustica dissolvida no balde, mexendo devagar; 

8. Mexa por aproximadamente 10 minutos ou até formar "fio";



9. Despeje o sabão em um recipiente de plástico ou em qualquer outro recipiente revestido de plástico;

10. Espere esfriar, desenforme, corte os pedaços no tamanho que desejar e guarde em uma caixa de papelão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário