5 de junho, dia Mundial do Meio Ambiente

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/ambiente-%C3%A1rvore-natureza-2948299/


Sábado, dia 05 de junho, foi o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Sim, a publicação de hoje está atrasada.

Está atrasada justamente porque algumas pessoas também se atrasaram para tomar uma atitude a fim de evitar danos à Natureza.

Pessoas que se atrasaram, e nunca vão parar de se atrasar, em economizar água, energia, combustível e recursos naturais.

Pessoas que se atrasaram em parar de poluir as águas, despejando dejetos residenciais, empresariais e agrícolas na Natureza.

Pessoas que se atrasaram em reduzir a poluição do ar.

Pessoas que se atrasaram em parar de cortar árvores centenárias.

Pessoas que se atrasaram e ainda vão prejudicar muito a Natureza, deixando marcas que serão danosas para não sei quantas das próximas gerações, mas não poucas, com certeza.

Ficaria exaustivo citar todas as maneiras que o ser humano está atrasado em parar de afetar seu próprio habitat de maneira negativa, mesmo sendo um ser vivo que possui consciência.

O ser humano precisa cuidar de verdade do Meio Ambiente como um TODO e não só MEIO.

Pensar no planeta Terra como a UNIDADE, que não existe a expressão “jogar o lixo fora” porque simplesmente não existe “fora”.

Estes atrasos comportamentais associados a um rastro humano chamado Pegada Ecológica, afetarão muito a nossa e as gerações futuras se as atitudes do ser humano não se apoiarem nos três pilares básicos da sustentabilidade: ser socialmente justo, ecologicamente correto e economicamente viável.

Um ambiente sustentável é aquele que possui a capacidade natural de se manter e se recompor apesar da interferência de outros seres.

No que diz respeito ao ser humano, sua interferência no Meio Ambiente, através da extração de recursos naturais não renováveis e a geração descontrolada de resíduos, torna o planeta insustentável e comprometerá significativamente a disponibilidade de recursos naturais básicos para as gerações futuras.

Por isso, é preciso que no Meio Ambiente real, as crianças, os adolescentes e os já adultos, construam de fato uma consciência ambiental que permita colocar em prática todos os ensinamentos adquiridos e que não seja somente um discurso mascarado.


Conheça meus outros livros em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário