BICICLETA, UM "PROBLEMA" PARA O SISTEMA



Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/homem-bicicleta-passeio-731492/


Nesta semana eu fui ao mercado comprar uma barra de chocolate. 

Sim, fui até o mercado somente para comprar a barra de chocolate. A vontade de saboreá-la era tão grande que não consegui deixar para o dia seguinte.

Peguei minha bicicleta, fui até o mercado mais próximo e pelo caminho encontrei um amigo que me disse: “Economizando gasolina?!”.

Só consegui virar um pouco a cabeça, reconhecê-lo e dizer um rápido “oi”.

Minha vontade de comer chocolate era maior do que a vontade de parar e trocar uma ideia.

Enquanto eu pedalava até o mercado fui refletindo um pouco e cheguei rápido à conclusão de que andar de bicicleta realmente é um "problema" para o sistema.

Sim, repito, andar de bicicleta é um problema para o sistema.

Pois as pessoas que andam de bicicleta não consomem alguns produtos do sistema. 

Demoram mais para renovar seus veículos, não financiam a compra ou troca deles nos bancos, consomem menos combustível, usam menos o transporte público, não precisam de vagas no estacionamento, não chamam táxi e nem Uber, vão menos às oficinas, contratam menos seguros, compram menos medicamentos, evitam a obesidade, causam menos gastos ao sistema público de saúde e evitam tantos outros produtos derivados do uso de transporte motorizado.

Andar de bicicleta permite economizar muito dinheiro que deixa vendedores de veículos, seguradoras, postos de combustíveis, empresas de ônibus, táxi ou Uber, mecânicos, donos de farmácias e outros no prejuízo. Imagine quem caminha, nem a bicicleta compra.

A questão não é andar de bicicleta ou andar a pé para deixar alguém do sistema no prejuízo. A questão é escolher usar o dinheiro do combustível, do táxi, do seguro, da oficina, dos medicamentos para comprar itens, digamos menos supérfluos, para fazer uma pequena poupança ou simplesmente para poder ir ao mercado comprar uma barra de chocolate e saboreá-la sem culpa.


Conheça meus livros em 

https://rubieautor.blogspot.com/p/blog-page_28.html?m=1



2 comentários:

  1. Ótima reflexão sobre o uso da bicicleta, camarada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário. Andar de bicicleta vale a pena!

      Excluir