FRIO E SENSAÇÃO TÉRMICA

Por que sentimos frio?

Os comentários sobre o tempo são muitos: “A noite passada foi a mais fria do ano”, “Esta semana será muito chuvosa”, “Hoje está muito calor”, “O tempo amanhã será bom”, entre outros.

Aliás, o tempo é bom dependendo do que estamos fazendo ou queremos fazer, não é mesmo?

Se pretendermos sair de casa para um passeio com a família queremos que faça um belo dia de sol, mas os turistas que gostam de curtir os dias gelados aqui do Sul, e até mesmo ver a neve cair nos dias de temperaturas negativas, querem que o dia seja muito frio. Porém, para o agricultor que sofre com uma estiagem, tempo bom é exatamente quando chove (mas não muito, é claro).

Muitas pessoas preferem o verão, outras dizem que preferem o inverno, mas quando o frio é muito intenso todos se agasalham bem e há sempre aqueles que dizem: “O frio é psicológico”.

Mas afinal, o frio é psicológico ou não é?

Tudo é uma questão de Ciência. A sensação de frio está associada a uma região do cérebro que interpreta os sinais enviados pelas ramificações de células que ficam logo abaixo da pele, que por sua vez, captam como está a temperatura ambiente. A interpretação que esta região do cérebro faz é no sentido de identificar se a temperatura é agradável ou não, se o frio é por todo o corpo ou se é somente nas mãos ou nos pés, por exemplo.

Após esta análise, outra região do cérebro executa funções que nos faz ficar arrepiados, tremer, procurar mais agasalho ou comida para aquecer o corpo. Esse comportamento fisiológico é igual para todas as pessoas. Mas a forma como cada um reage ao frio, varia de pessoa para pessoa. Talvez seja por isso que as pessoas dizem que o frio é psicológico. Mas não é.

O frio sentido por nós, obviamente, está diretamente relacionado com a quantidade de roupas que estamos usando, a atividade física desenvolvida, a quantidade de gordura no corpo ou se estamos em um ambiente com ou sem vento, já que a sensação térmica é o resultado da combinação da temperatura informada pelo termômetro e a velocidade do vento, que ao passar pelo nosso corpo retira calor, nos dando a sensação de que o dia está muito mais frio do que realmente está.

Quando ouvimos o pessoal da meteorologia informar valores para a sensação térmica, o fazem baseados em fórmulas matemáticas ou tabelas de conversão, na qual relacionam a temperatura ambiente, a umidade do ar e a velocidade do vento, chegando a um valor aproximado para a sensação térmica, que é uma temperatura, digamos, virtual.

Por exemplo, em um dia em que os termômetros marcam 3 graus Célsius, a sensação térmica pode variar de 2 graus Célsius ou até mesmo aos congelantes 15 graus negativos, dependendo da velocidade do vento e da umidade do ar.

Assim, a Matemática e a Física até podem ser usadas para tentar calcular o frio que sentimos, mas que a sensação térmica é relativa e fisiológica, isso não há o que se discutir, nem tão pouco, é obvio, que se estamos sentindo frio é porque precisamos vestir mais roupas.


Fonte da imagem: Pixaby/Myriams-fotos


Por Rubie José Giordani

Professor de Matemática e Informática

Especialista em Matemática

Técnico em Informática



Conheça meus livros em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário