MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Hoje, dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente


Muitas atividades foram realizadas para conscientizar a população mundial sobre a importância de se cuidar da natureza.


Fonte da imagem: Pixaby/Geralt

Provavelmente a maior concentração de atividades alusivas ao tema foi nas escolas, onde as crianças e adolescentes foram sensibilizados, através de vídeos, leitura de artigos, poesias, confecção de cartazes e trabalhos voluntários de limpeza.

Também devem ter aprendido que um ambiente sustentável é aquele que possui a capacidade natural de se manter e se recompor apesar da interferência de outros seres.

E é aí que o problema começa!

No que diz respeito ao ser humano, sua interferência no Meio Ambiente, através da extração de recursos naturais não renováveis e a geração descontrolada de resíduos, torna o planeta insustentável.

Este rastro humano, chamado Pegada Ecológica, compromete significativamente a qualidade de vida da geração atual e a disponibilidade de recursos naturais básicos para as gerações futuras.

Eu sei que para uma atividade humana ser sustentável basta se apoiar nos três pilares básicos: socialmente justa, ecologicamente correta e economicamente viável.

Mas, é preciso que no Meio Ambiente real, as crianças e adolescentes, ao se tornarem adultos, pratiquem de fato aquilo que foi assistido, lido, produzido e desenhado num cartaz e não sejam corrompidas e manipuladas pelo sistema.

A fim de saber mais sobre o consumo sustentável, Meio Ambiente e muito mais, acesse o site da WWF do Brasil em https://www.wwf.org.br/ 

Você também pode assistir ao vídeo sobre o consumo responsável disponível aqui

Se preferir, pode assistir a este vídeo que mostra a História das coisas

2 comentários: