O JARDIM DA FÍSICA

O Jardim da Física


Hoje compartilho um pequeno trecho do meu primeiro livro, "O Jardim da Física":

...

À tarde, Thomas deu uma circulada pelo grande jardim, quando deu de cara com uma porta entreaberta da casa. Aproximou-se e pôde perceber que era uma espécie de minibiblioteca que estava sendo montada pela professora. Os livros estavam colocados de qualquer jeito, pois ela havia se mudado há pouco e ainda não teve tempo para organizá-los. Não resistiu e entrou. Apanhou um livro e começou a ler. A leitura estava tão agradável que não notou o tempo passar. Após ler algumas páginas, foi interrompido pela seguinte frase:  
_ A leitura é realmente fascinante, não é verdade?
Quando Thomas ouviu a voz e viu Cindy em sua frente, levou um susto suficiente para deixar o livro cair. Naquele momento pensou que seria despedido. Quando ela se aproximou, os dois se abaixaram ao mesmo tempo. Porém, Cindy foi quem pegou o livro, que ao devolver na mão de Thomas o convidou para ver os outros títulos. 
Enquanto procurava o livro que esquecera, ia falando:
_ O conhecimento é o tesouro mais precioso que o homem pode ter. Podemos perder todos os bens, mas ninguém pode nos tirar o conhecimento que adquirimos.
Thomas ficou atônito, a única coisa que mexia eram os olhos, que acompanhavam os movimentos sedutores de Cindy enquanto procurava o livro. Enquanto isso, ela ia tecendo seus comentários a respeito do conhecimento.
_ O conhecimento é a relação entre dois seres de tal forma que ambos aprendem, assimilam, incorporam, interiorizam o outro, ou algumas partes, aspectos ou traços desse outro.
Cindy fez uma pausa parecendo que ia parar de falar, mas logo continuou.
_ Nascemos e conosco nasce essa vontade que nutre a curiosidade de conhecer as coisas que nos cercam, bem como aos outros e a nós mesmos. Quando somos crianças, ainda não sabemos a forma correta de obter conhecimento, daí assimilamos, interiorizamos, no sentido mais literal da palavra, este mundo que nos rodeia.
E levando a mão aos seus sedosos lábios, continuou:
...
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FOGÃO A LENHA

Fogão a lenha

Hoje acendi o fogo.


Não é meu costume. Meu fogão a lenha não passa de um móvel qualquer na cozinha, praticamente sem uso. Por isso, eu mantenho distância. Não vejo motivo para ficar perto dele. Meu fogão a lenha não passa de uma espécie de balcão, onde coloco alguns objetos sobre sua tampa.

Na verdade, meu fogão a lenha exerce muito pouco sua verdadeira função: aquecer.

Meu fogão a lenha é frio, próprio das coisas feitas de ferro, que absorvem muito o nosso calor, mais do que a madeira, que é aconchegante e quente por si só.

Hoje acendi o fogo.

Fonte: O autor.

Aos poucos me senti atraído por aquele calor, aquela energia que provinha do mesmo móvel de ferro que antes eu mantinha distância.

Diante do fogo, perto do calor, me sinto bem. Sinto-me acolhido e acompanhado.

Cada pedaço de lenha que eu coloco é a garantia da continuidade do fogo e a garantia de mandar o frio para longe.

Quando eu demoro um pouco para colocar mais lenha, o calor diminui. E assim, eu fico observando este fogo que transforma a lenha em calor, em energia, em vida, em aconchego, em companhia.

Às vezes, nós seres humanos somos como o fogão a lenha sem fogo, sem energia, sem calor, sem vida, sem utilidade para os demais, sem motivo para que os outros fiquem perto. 

Ainda bem que, às vezes, encontramos algumas pessoas que são como o fogão a lenha aceso. Pessoas que nos atraem por sua energia, que nos fazem sentir aconchego, que nos fazem querem se aproximar. Pessoas de bem, que deixam transparecer sua energia sem a necessidade de impor uma bondade falsa, de pessoas que se dizem do bem e que na verdade não passa de puro moralismo sistêmico.

Ainda bem que, às vezes, encontramos pessoas que são como a lenha, que alimentam nosso fogo vital e possamos também ser como o fogão a lenha aceso, a fim de aproximar as pessoas!



#calor, #aconchego, #energia


Por Rubie José Giordani

Professor de Matemática e Informática

Especialista em Matemática

Técnico em Informática

 




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Leia também o texto "Frio e sensação térmica", disponível em: https://rubieautor.blogspot.com/2018/06/frio-e-sensacao-termica-os.html

A MATEMÁTICA NA AGRICULTURA

Por Rubie José Giordani
Professor de Matemática
Especialista em Matemática
Técnico em Informática

A Matemática na Agricultura

Não há como pensar em Matemática sem relacioná-la também com os fenômenos da natureza. O homem, muito antes da construção das pirâmides no Egito, um dos símbolos da aplicação da Matemática na engenharia há quase 5 000 anos, já fazia o uso desta Ciência para controlar as inundações do rio Nilo observando as estrelas, que anunciavam as cheias dependendo da posição de certas constelações no céu. Como este ciclo se repetia e as plantações às margens do rio Nilo ocorriam em determinadas épocas no intervalo destas repetições, já naquela época foi possível estabelecer um calendário muito parecido ao usado atualmente. Outras evidências da utilização de processos matemáticos nos primórdios é o controle dos rebanhos que se fazia através de marcações em ossos, pedaços de madeira ou montes de pedrinhas.

Atualmente, listar as inúmeras aplicações da Matemática seria exaustivo, por que ela está em toda a parte. Por isso, aqui o enfoque será a sua aplicação em algumas atividades básicas desenvolvidas na Agricultura.


Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/paisagem-natureza-colza-campo-3369304/

Iniciando pelo preparo da terra, desde a interpretação da análise do solo até o cultivo, a Matemática é imprescindível para determinar as quantidades de insumos, sementes, defensivos, horas de máquinas e combustível necessários para a implantação de uma cultura, além de outros cálculos que permitem satisfazer a curiosidade. Por exemplo, se para corrigir a acidez do solo são necessárias 5 toneladas de calcário por hectare e a lavoura é de 8 hectares, então serão necessárias 40 000 kg de calcário para tornar o solo menos ácido. Em relação ao adubo, se são necessários 450 kg por hectare, então 3 600 kg deverão ser espalhados na lavoura.  As possibilidades de cálculos são diversas, por exemplo, é possível saber que é necessário 480 000 sementes para cultivar a área total já que em um saco de sementes há 60 000 e que isso é suficiente para um hectare. Através da estimativa da germinação que gira em torno de 90 %, calcular o número aproximado de plantas, no caso 432 000, que estão crescendo na medida em que os dias passam no calendário.

Na colheita, além da facilidade de medir a produção em sacas e transformar em kg ou toneladas, calcular a perda devido à umidade e impurezas maior que a aceitável para a comercialização e encontrar o valor recebido pela venda é possível calcular o número de grãos colhidos e dessa maneira entender a relação existente entre a quantidade de sementes lançadas ao solo e a quantidade de grãos cultivada. Para tanto, basta obter a massa em gramas de 100 grãos, multiplicar o número de grãos pesados pela produção total em kg e dividir pela massa dos 100 grãos e ao final multiplicar por 1 000, pois 1kg = 1000 gramas. Se 100 grãos possuem uma massa de 50 gramas, e a produção dos 8 hectares foi de 100 000 kg, então 100 grãos x 100 000 kg / 50 g = 20 000 x 1000 = 200 000 000 de grãos colhidos. Como germinaram 432 000 sementes, então 200 000 000 / 432 000 = 462,96 grãos, ou seja, a relação entre cada semente lançada ao solo e a produção foi de 1 para 462,96. Um rendimento alto, não é mesmo? Claro que nenhum agricultor precisa fazer este cálculo, mas a Matemática permite esta façanha.

Tirando os olhos do chão e direcionando-os para o céu, a Matemática pode ser usada para controlar a precipitação pluviométrica, que é de fundamental importância para saber o momento de irrigar. Pois, se a cultura necessita, por exemplo, de 400 mm de chuva em seu ciclo e esta quantidade natural de água não foi suficiente, será necessário calcular a água que deverá ou deveria ser aplicada de forma artificial para que não haja perdas na produção. Supondo que a chuva durante o ciclo da cultura foi de 350 mm, então, faltarão 50 mm, que corresponde a uma lâmina d´água de 50 litros espalhados em 1 m², logo, serão necessários 500 000 litros de água por hectare ou 4 000 000 litros (4 000 m³) de água na lavoura de 8 hectares. Por isso, a importância de preservar as fontes de água e construção de cisternas a fim de  armazenar a água da chuva para irrigar em momentos de estiagem ou precipitação insuficiente.

Usando um raciocínio semelhante é possível realizar cálculos para controlar as despesas e as receitas envolvidas na cultura. Por exemplo, se o custo por hectare for x, então para y hectares, basta multiplicar x por y. Simples, não é mesmo? A Matemática do dia a dia é assim: simples. Neste sentido, o controle permanente das despesas e receitas através de operações matemáticas elementares auxilia o produtor a administrar a propriedade e obter sucesso financeiro. Tabelas e gráficos também são ferramentas matemáticas que permitem acompanhamento, análise e comparação das despesas e receitas entre as safras, permitindo assim, a tomada de decisões que afetam positivamente os lucros.

Muito tempo passou desde o cultivo das terras egípcias até os dias atuais, o desenvolvimento da tecnologia facilitou muito o trabalho no campo, o aumento da produção é notável e os lucros mais animadores, mas a Matemática continua sendo uma ferramenta básica e ao mesmo tempo fundamental para o planejamento e manutenção das culturas, garantindo assim, a continuidade deste setor tão importante para a manutenção da vida humana na Terra.


O texto acima foi publicado na íntegra na Revista da Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola em 2015.


VERDADE X MENTIRA

Dia da Mentira

Se o dia 01 de abril é o Dia da Mentira, que seja somente para fazer algumas brincadeiras bobas mesmo, pois mentira é algo muito ruim e prejudica muito as pessoas.

Os campos em que as mentiras são aplicadas são os mais diversos, pode causar demissões, injustiças e até mesmo dor. Sim, sabe aquela mentira aplicada justamente por aquela pessoa que você mais gosta? Essa dói mesmo.

Mentir deste jeito é traição, traição é fraqueza, traição é crueldade. Traição e mentira são parentes. Andam juntas, de mãos dadas.

Mentir é feio.



Fonte: http://www.minutopsicologia.com.br/postagens/2015/07/24/sindrome-de-pinoquio/


A verdade é a melhor opção, para tudo na vida.

Veja só, podem existir dezenas de mentiras sobre algum assunto, mas a verdade sobre este mesmo assunto, é uma só.

Curiosidade:
Olha o que descobri. Existe também o Dia da Verdade. Pode acreditar. 

Fui pesquisar na Internet e descobri que em 2018 foi assinada a Lei Nº 13.605, que institui o dia 24 de março como sendo o Dia Internacional do Direito à Verdade no calendário nacional de datas comemorativas.

Veja a Lei na íntegra:

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

LEI Nº 13.605, DE 9 DE JANEIRO DE 2018.

Inclui o Dia Internacional do Direito à Verdade no calendário nacional de datas comemorativas.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º  Fica incluído no calendário nacional de datas comemorativas o Dia Internacional do Direito à Verdade, sobre graves violações aos direitos humanos e da dignidade das vítimas, a ser celebrado, anualmente, em todo o País, em 24 de março.

Art. 2º  O dia 24 de março é dedicado à reflexão coletiva a respeito da importância do conhecimento circunstanciado das situações em que tiverem ocorrido graves violações aos direitos humanos, seja para a reafirmação da dignidade humana das vítimas, seja para a superação dos estigmas sociais criados por tais violações.

Art. 3º  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 9 de janeiro de 2018; 197º da Independência e 130º da República. 

Ainda está duvidando?



DIA DA ÁGUA

Dia da Água

Neste dia 22 de março, Dia Mundial da Água, transcrevo aqui no blog uma de minhas poesias.

Imagem disponível em: 
https://pixabay.com/pt/paisagem-quede-de-%C3%A1gua-nascente-277695/


ÁGUA DA VIDA


Água que está na terra,
que também está no ar.
Água que me compõe,
que também é mar.

Água limpa que sai da fonte,
me refresca e me sacia.
Dá vida à semente e
faz terra seca ficar macia.

Sem água não há sentido.
Sem sentido não há por quê.
Sem água, até o amor ficaria contido,
pois de flores não haveria um buquê.


Para ler mais poesias de minha autoria acesse este link

EXCEL NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Microsoft Excel nas aulas de Matemática

O uso de tecnologias no ensino já é uma realidade nas escolas.

No ensino da Matemática, uma ferramenta muito útil que pode ser utilizada é o Excel, um programa de planilha eletrônica de cálculos integrante do pacote Office da Microsoft, também compatível com o editor de planilhas Calc, do pacote LibreOffice. 

Em vários conteúdos da disciplina, é possível promover aulas contextualizadas em que o próprio aluno desenvolve a sua planilha, transformando as fórmulas convencionais da Matemática na linguagem do Excel. 

O software possibilita inúmeras formas de uso e em diferentes níveis de aprendizagem, podendo ser usado em computadores e em smartphones. 

Essa é a proposta: usar o Excel nas aulas de Matemática, e para isso são apresentados exemplos de planilhas que podem ser criadas para o estudo de conteúdos ministrados nas aulas e também para que os professores da disciplina utilizem as planilhas para fazer gabaritos, correções de exercícios e simulações de atividades. 

O livro reúne o passo a passo para a construção de planilhas referentes a vários conteúdos de Matemática do Ensino Básico, como funções, trigonometria, progressões, matrizes, sistemas lineares, análise combinatória, geometria, estatística, matemática financeira, números complexos, decimais para romanos e cálculo com datas.

Para ver mais clique na imagem abaixo e veja o livro publicado no site da Editora Viena.


Fonte: O autor


DIA DO PROFESSOR

Dia do Professor 

Neste dia importante, compartilho uma de minhas poesias para homenagear todos os meus colegas professores.

PROFESSOR 

Aquele que professa.
Aquele que ensina.
Aquele que confessa,
que não quer desistir.

Não quer desistir de aconchegar.
Não quer desistir de amar.
Não quer desistir de sonhar.
Não quer desistir de continuar.

Continuar a lutar.
Continuar a escutar.
Continuar a educar.
Continuar a buscar.

Buscar a liberdade
para transformar a sociedade.
Mostrar a verdade
para transformar a humanidade.

Veja mais poesias de minha autoria em 
Fonte: O autor



SUSTENTABILIDADE

A importância da Sustentabilidade

Ser professor, independentemente da disciplina, é ter o dever de mostrar aos alunos a importância do uso sustentável do ambiente.

Se por um lado o agronegócio é uma das atividades que mais provocam impactos ambientais, por outro é o setor mais importante para a produção de alimentos. Então, por lógica, usar os recursos naturais de forma racional é a melhor maneira de garantir a continuidade da espécie humana.

Diversas são as formas de tornar o agronegócio uma atividade que impacte menos o ambiente, para citar algumas: a manutenção da biodiversidade, adoção de técnicas de uso adequado do solo, preservação e uso consciente dos recursos hídricos, utilização de energias renováveis e alternativas, redução e aproveitamento de resíduos e o uso racional de agrotóxicos.

Diante disso, atitudes e atividades na área ambiental vêm ao encontro das necessidades atuais, ou seja, tornar o agronegócio mais sustentável, para que de fato sejam observados seus princípios básicos: ser socialmente justo, ecologicamente correto e economicamente viável.

Fonte da imagem: https://pixabay.com/pt/reciclar-verde-terra-ambiente-29227/

DIA DO GAÚCHO

REVOLUÇÃO FARROUPILHA (20 DE SETEMBRO)

Para comemorar esta data segue uma de minhas poesias.

GAÚCHO FORTE

O Sol vem cedo se aprochegando pela querência,
enquanto o gaúcho ceva o mate já pilchado.
Ao ouvir o ronco da última cuia,
já é hora de o cavalo estar encilhado.

Abre a porteira e sai troteando na lida
pelas coxilhas cobertas de branca geada.
A mão que apertou os arreios e segura o laço
é a mesma que acaricia a prenda amada.

A labuta é árdua pelas invernadas
mas, manter a tradição é o pagamento.
Com força e coragem, trabalha duro
para por à mesa da família o alimento.

Enquanto ouve a sinfonia dos quero-queros,
sente forte no peito a saudade do antigo pago.
Saudade que logo esquece dançando vanera
pelos fandangos, onde a prenda, lhe faz um afago.

Eta gaúcho forte, que sirva mesmo suas façanhas de modelo
aos que não conhecem nosso belo do sul Rio Grande.



Para contextualizar o Dia do Gaúcho segue um breve texto cuja fonte é : https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-gaucho/

A Revolução Farroupilha, também conhecida como Dia do Gaúcho, é celebrado em 20 de setembro. Esta data é considerada feriado estadual no Rio Grande do Sul.

O Dia do Gaúcho consiste numa homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha: a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, que teve início em 20 de setembro de 1835 e terminou em 1º de maio de 1845, período que passou a história deste estado como o "Decênio Heroico".

A Revolução Farroupilha foi uma revolta regional contra o Governo Imperial do Brasil na qual os revoltosos queriam separar-se do Império do Brasil. Durou aproximadamente 10 anos e recebeu este nome por conta dos farrapos que seus participantes vestiam. A revolução chegou ao fim após ser feito um acordo de paz entre as partes envolvidas.

O Dia do Gaúcho está incluído dentro da Semana da Farroupilha, uma celebração da cultura e das tradições gaúchas, que ocorre anualmente entre 14 e 20 de setembro, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

Tradicionalmente, durante o Dia do Gaúcho, são organizadas festas nos CTG’s (Centros de Tradição Gaúcha) que ressaltam os costumes típicos deste povo, como a culinária, vestimentas, danças e apresentações musicais.


MEGA-SENA : QUAL É O VOLUME OCUPADO POR QUANTIAS EM DINHEIRO NA ORDEM DE BILHÕES?

Rubie José Giordani
Professor de Matemática
Especialista em Matemática
Técnico em Informática

Volume ocupado por bilhões de reais

Sabe, faz tempo que nas aulas de geometria, em meio aos cálculos de áreas e volumes, apresento aos meus alunos qual é o volume que pequenas quantias em dinheiro representa, ou seja, qual é o tamanho do recipiente necessário para armazenar determinada quantia em dinheiro. Coisas de matemático!

Porém, nunca havia calculado o volume ocupado pelo valor do prêmio acumulado da Mega-Sena, por exemplo, que é possível transportar na carroceria de uma picape. Só em termos matemáticos, pois se fosse possível receber o prêmio em notas de R$ 100,00 e sair de férias permanentes, com a carroceria da picape cheinha de dinheiro ao invés de bagagem, não faço ideia de quantas quadras seria possível percorrer se alguém, em qualquer cidade, soubesse que você é o ganhador do prêmio milionário da Mega-Sena e estivesse circulando pelas ruas dessa forma.

Brincadeiras à parte, ultimamente, vi ou li muitas reportagens na televisão, Internet, revista ou jornal, referentes a quantias em dinheiro na ordem de bilhões!

Não sei se você faz ideia de quanto representa em volume quantias em dinheiro na ordem de bilhões. Nem eu fazia, antes de calcular. Por isso, decidi fazer o cálculo com meus alunos e compartilhar com você, que está dedicando parte de seu tempo, para ler este pequeno artigo.

Tomemos como exemplo, o valor de R$ 50 bilhões. (R$ 50.000.000.000,00).

Para facilitar o entendimento do que isso significa em volume, vamos supor que esse dinheiro, em notas de R$ 100,00, estivesse disponível para ser acondicionado em baús de caminhões. Quantos caminhões você acha que seriam necessários para transportar os R$ 50 bilhões?

Veja só: o baú de um caminhão semelhante ao da imagem, possui as seguintes medidas internas: 11,5 m de comprimento, 2,5 m de largura e 2,95 m de altura.

Neste caso, o volume interno do baú do caminhão é:
V = 11,5 x 2,5 x 2,95 = 84,8125 m³

Fonte: O autor

As notas de R$ 100,00 possui as seguintes medidas: 15,6 cm de comprimento, 7 cm de largura e 0,1 mm de altura (espessura).

Fonte: O autor

Como as dimensões do baú do caminhão estão em metros, antes de fazer os cálculos é necessário converter as medidas da nota de R$ 100,00 também para metros.

Comprimento: 15,6 cm / 100 = 0,156 m; largura: 7 cm / 100 = 0,07 m e altura (espessura): 0,1 mm / 10 = 0,01 cm / 100 = 0,0001 m.

Neste caso, o volume de cada nota de R$ 100,00 é:

V = 0,156 x 0,07 x 0,0001 = 0,000001092 m³

Realmente, o volume de uma nota é muito pequeno.

Para saber quantas notas de R$ 100,00 cabem no baú do caminhão do exemplo, basta dividir o volume do caminhão pelo volume de uma nota de cem reais.

84,8125 / 0,000001092 = 77667124,54 notas (mais de setenta e sete milhões de notas de cem reais)

Usando o número de notas (sem o valor depois da vírgula) e multiplicado por 100, que é o valor de cada nota, temos:

77667124 x 100 = 7766712400

Ou seja, R$ 7.766.712.400,00 (Sete bilhões, setecentos e sessenta e seis milhões, setecentos e doze mil e quatrocentos reais). Fazendo um arredondamento, podemos dizer que no baú de um caminhão com as medidas citadas, é possível transportar quase R$ 8 bilhões em notas de R$ 100,00.

Então, para saber quantos caminhões são necessários para transportar os R$ 50 bilhões do exemplo, basta fazer a seguinte divisão:

R$ 50.000.000.000,00 / R$ 7.766.712.400,00 = 6,4377303

Ou seja, são necessários quase seis caminhões e meio para transportar os R$ 50 bilhões em notas de R$ 100,00!

Agora pense e responda:

O que seria possível fazer com todo esse dinheiro?

Está realmente faltando dinheiro neste país?

Utilizando este mesmo raciocínio, calcule quanto dinheiro caberia dentro da sala de aula em que você estudou ou estuda.

OBS: O texto acima, transcrito na íntegra, foi publicado na Revista do professor de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática.


Aproveite para conhecer o meu livro sobre Gestão das Finanças Pessoais 😉




#gestão #finanças #matemática #Editoraviena #finançaspessoais #administração 


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DIA DO ESTUDANTE

Hoje, dia 11 de agosto, é o Dia do Estudante

A educação é um direito social assegurado na Constituição Federal de 1988, desde seu artigo 205 até o artigo 214. No artigo 205 e 206, temos:

“Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas;
VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei;
VII - garantia de padrão de qualidade.
VIII - piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal.
Parágrafo único. A lei disporá sobre as categorias de trabalhadores considerados profissionais da educação básica e sobre a fixação de prazo para a elaboração ou adequação de seus planos de carreira, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.”

Não quero aqui elencar os problemas da educação em nosso país (que são muitos), mas sim lembrar da importância e necessidade de uma boa educação, pois com certeza uma educação de qualidade garantirá o pleno desenvolvimento de uma pessoa, como também seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Assim, quero compartilhar com você leitor uma poesia que está escrita em meu livro Divino Sentimento. 


ESTUDANTE


Na escola todos são alunos.
Mas, estudante é quem estuda.
Em casa não pode ficar,
vem à escola buscar ajuda.

Buscar ajuda para
ser mais humano.
Buscar ajuda para
não cometer engano.

Ser estudante é
se preparar para o futuro.
Aprender para a vida,
deixar de ser imaturo.

Ser estudante é ter sensibilidade
de entender seu professor.
Que também é humano
e vê no estudante, um sucessor.


Veja mais poesias escritas em meu livro impresso aqui.
Fonte: O autor